Calculo de espaço em Disco menor do que o tamanho dos arquivos NTFS

Olá Pessoal!

Hoje me deparei com uma situação muito comum em ambientes de TI. Notei que o volume de arquivos existentes em determinada partição NTFS era menor do que o volume calculado pelo sistema.

Somando todos os diretórios do volume incluindo pastas de sistema e ocultas, o tamanho total apresentado foi 130 GB, enquanto nas propriedades do disco, o total utilizado apresentado é de 160 gb utilizados.

Pergunta: Se não estão nos diretórios do volume, onde estão estes 30 gb?

A Resposta para isto encontrei depois de muita pesquisa. Vou relatar aqui as ações que tomei para resolver o problema:

  1- PASTAS OCULTAS E ARQUIVOS DE SISTEMA

Minha primeira atitude foi confirmar se realmente eu havia permitido a visualização de diretórios ocultos e arquivos de sistema. Para isto, verifiquei as opções de pasta:Image

Como no meu caso as opções já estavam marcadas, não obtive nenhum avanço. Então, próximo passo:

2 – CHKDSK

A fim de verificar o sistema de arquivos, e metadata do sistema, executei o comando CHKDSK para além de corrigir eventuais erros, trazer um relatório completo sobre a utilização do disco.

Ao final, alguns mb liberados, e no relatório, pude identificar 1 gb de metadata. Ainda assim, mais de 28 gb não identificados.

3 – Permissionamento de pastas

O próximo passo foi verificar os perfis de usuários existentes. Notei que existiam arquivos de uma instalação antiga, onde eu não tinha acesso.  Após tomar ownership da pasta, consultei o tamanho do diretório, e notei que o mesmo possuía 10 GB. Após recalcular o tamanho de todos os arquivos, ainda restam 19 gb faltando.

4 – Shadow Copy files

Após um pouco de pesquisa, encontrei os 19 gb faltantes após a execução do seguinte comando: VSSADMIN LIST SHADOWSTORAGE . 

Se tratava de arquvios de um snapshot do Shadow copy. Como o recurso não estava mais sendo utilzado, e os dados encontrados eram muito antigos, deletei os arquivos. Após isto, ao recalcular o espaço do disco e comparar ao tamanho dos arquivos NTFS, o valor casou!

Para quem mesmo seguindo estes steps permanece com dificuldades, recomendo o seguinte artigo do Blogs MSDN, com mais dicas úteis:

http://blogs.msdn.com/b/ntdebugging/archive/2008/07/03/ntfs-misreports-free-space.aspx

Espero ter ajudado!

 

 

 

 

 

Anúncios

Sobre feda

Me chamo Fernando Henrique da Silva, sou de Curitiba/Paraná, atuo na área desde 2008, Trabalhei como engenheiro de suporte especialista Microsoft, e atualmente trabalho como Technical Trainer em um parceiro Microsoft, onde sou responsável pelo desenvolvimento técnico dos engenheiros de suporte que atuam com Tecnologia Windows nas Áreas de Windows Core-Performance, Alta disponibilidade, Directory Services, Setup e Network. Sou graduado em Desenvolvimento de sistemas WEB, e possuo as certificações: Microsoft Certified Specialist – Virtualization with Hyper-V and System Center, Microsoft Certified Solutions Expert – Server Infrastructure,, MCSA Office 365 e Microsoft Certified Trainer.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s