Falha de VSS -Event ID 12289 – 0x80070079, The semaphore timeout period has expired

Olá Pessoal!

Bom, está na hora de retomar as atividades!

Hoje me deparei com uma situação complicada, onde qualquer execução de backup utilizando o Windows Server Backup apresentava falha após um looongo tempo em execução. Resolvemos testar a estrutura de VSS criando uma shadow copy, e tivemos falha também, onde os mesmos erros foram gerados:

Erro no console:

—————————

Shadow Copies

—————————

Failed to create a shadow copy of volume C:\.

Error 0x80042306: The shadow copy provider had an error. Check the System and Application event logs for more information.

 

System Logs:

Log Name: System
Source: volsnap
Date: 30/06/2016 16:27:48
Event ID: 67
Task Category: None
Level: Error
Keywords: Classic
User: N/A

Description:
The shadow copy of volume C: being created failed to install.

Application Logs:
Log Name: Application
Source: VSS
Date: 30/06/2016 16:27:48
Event ID: 12289
Task Category: None
Level: Error
Keywords: Classic
User: N/A

Description:
Volume Shadow Copy Service error: Unexpected error DeviceIoControl(\\?\Volume{086fb65d-9aaf-11e5-80d1-806e6f6e6963} – 00000000000001CC,0x0053c008,00000075D57DA170,0,00000075D57DB290,4096,[0]). hr = 0x80070079, The semaphore timeout period has expired.
.

Operation:
Processing EndPrepareSnapshots

 

Na tentativa de solução, tentamos de tudo, começando com atualização do Windows, remoção de anti-virus, clean-boot, remoção de shadows existentes, recriação do shadow storage… Nada trouxe a solução do problema.

Foi então que notamos que quando ocorria uma request de backup, lá no device manager aparecia um novo device chamado “generic volume shadow copy”, no estado desabilitado.

Após habilitar este device, O Backup Iniciou imediatamente! Testamos então a criação de shadow utilizando o comando abaixo:

vssadmin create shadow /For=C:

O mesmo device foi cirado, e após ser habilitado, a shadow foi criada. Beleza, tenho metade da solução, mas e agora?

Foi então que ao habilitar a opção “View Hiden devices” no menu View do Device manager, encontramos inúmeros “ghosts devices” sendo listados, conforme a imagem abaixo:

Estes devices basicamente eles representam cada shadow que não está mais presente na máquina, mas que não foi devidamente removida do registro do windows, sendo localizada no caminho:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Enum\STORAGE\VolumeSnapshot

Eu realizei um backup desta key para fins de segurança, e utilizei a ferramenta Microsoft DevNodeClean para remover os dispositivos “fantasmas” presentes em minha máquina.

A ferramenta pode ser encontrada em:

https://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=42286

O comando utilizado foi:

DevNodeClean.exe /r

Na sequência, o registro foi limpo, e meus backups voltaram a funcionar corretamente!

Espero que estas dicas possam ajudar outros colegas da área!

 

Abraço!

 

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Sobre feda

Me chamo Fernando Henrique da Silva, sou de Curitiba/Paraná, atuo na área desde 2008, Trabalhei como engenheiro de suporte especialista Microsoft, e atualmente trabalho como Technical Trainer em um parceiro Microsoft, onde sou responsável pelo desenvolvimento técnico dos engenheiros de suporte que atuam com Tecnologia Windows nas Áreas de Windows Core-Performance, Alta disponibilidade, Directory Services, Setup e Network. Sou graduado em Desenvolvimento de sistemas WEB, e possuo as certificações: Microsoft Certified Specialist – Virtualization with Hyper-V and System Center, Microsoft Certified Solutions Expert – Server Infrastructure,, MCSA Office 365 e Microsoft Certified Trainer.
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